Num auditório da Junta da União de Freguesias bem composto, realizou-se uma assembleia geral extraordinária na Associação Desportiva Ovarense, na sequência da aquisição do Parque Marques da Silva por parte do grupo L4 Partners.
A reunião começou com a contextualização relativa à Assembleia Geral de 7 de janeiro: nessa assembleia, os sócios da ADO deliberaram por maioria alterar os estatutos do clube de forma a este constituir uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD), em que o clube (ou seja, os sócios) ficaria com uma posição minoritária (embora com a possibilidade de recuperar a maioria).
Assim sendo, o presidente do clube apresentou aos associados a estrutura percentual constitutiva da SAD: 30% pertence ao clube, 70% à L4 Partners liderada pelo investidor Gustavo Laredo. Emanuel Resende explicou que a cedência da maioria do capital a investimento externo permitiu saldar “65% das dívidas existentes”, sendo que neste momento, restam 135 mil euros por pagar, 45 mil dos quais até ao final deste ano (relativo ao processo de insolvência do clube). No que diz respeito à atualidade desportiva, o presidente realçou que a subida de divisão é um objetivo a ser encarado com cautela: “Para subir é preciso ter condições, e nós não temos. Porquê? Não temos espaço de treino para os seniores. Eles treinam em Tarei, porque o espaço de treinos do centro de formação não é suficiente para todos e não convém desgastar demasiado o relvado antigo do Marques da Silva durante a semana.”
Quanto à aquisição do Parque Marques da Silva (que inclui estádio e o pavilhão Raimundo Rodrigues), teve um custo total de 875 mil euros, sendo que a primeira tranche já está paga. A direção acrescentou que “só poderíamos reaver o Marques da Silva constituindo uma SAD”. Quanto às intervenções dos associados, centraram-se nos receios de que aconteça à Ovarense o mesmo que aconteceu ao Feirense – receio dissipado pela direção remetendo para a nova lei das SAD’s, que é mais restritiva quanto ao poder dos investidores. De igual modo, os sócios manifestaram preocupações quanto à possível imposição de jogadores do interesse do grupo L4 Partners no plantel do clube – recorde-se que o grupo está associado ao empresário Nuno Rola.
Futebol sem idade em Santa Maria da Feira
A Associação de Futebol de Aveiro organizou o o 3.º Encontro Distrital de walking football, com o apoio do Município