No Campeonato Mundial de ginástica rítmica que se disputou na Roménia, a equipa portuguesa, que integra as atletas academistas Inês Fernandes e Maria Osório e a treinadora Sílvia Canelas, não conquistou medalhas, mas trouxe para casa o prémio de favorita do público.
Os fãs de ginástica rítmica que marcaram presença no Campeonato Mundial júnior da modalidade, que decorreu na Roménia escolheram as atletas nacionais como a sua seleção favorita.
O conjunto formado por seis ginastas, duas delas atletas da Associação Académica de Espinho, sob a orientação das treinadoras Sílvia Canelas, também espinhense, e Joana Delgado, deslocou-se entre os dias 7 e 9 de julho a Cluj-Napoca, na Roménia, depois de já ter participado no Campeonato da Europa, na cidade de Baku, no Azerbaijão, de 17 a 19 de Maio deste ano.
Esta foi a primeira vez na história da modalidade que o grupo apurado para as duas provas internacionais foi constituído por atletas da região norte do país, que se juntaram apenas seis meses antes do início da competição e ainda assim alcançaram o reconhecimento do público.
As ginastas de Aveiro, Espinho e Santo Tirso, Inês Fernandes, Maria Osório, Sara Costa, Anamar Couto, Filipa Simões e Mafalda Santos apresentaram em prova duas coreografias que surpreenderam os apaixonados da modalidade, uma com bolas e outra com cordas.
De um total de 37 países que marcaram presença na prova por conjuntos, a equipa portuguesa classificou-se em 27° no All-Around, ficou em 24.º no exercício de cordas e foi empurrada para 29.º no exercício de bola, ao cometer uma falha grave. Ainda assim, obteve o estatuto de Alto Rendimento nível C, frente a países com equipas formadas com mais antecedência.
Na chegada a Portugal as jovens atletas nortenhas tinham à sua espera uma comitiva de amigos e familiares digna de campeãs.
Créditos: International Gymnastics Federation