“Presidente vai à escola” para auscultar os alunos sobre o futuro do concelho

Município de Ovar quer “aproximar os mais jovens do poder local”

No âmbito da candidatura do Município de Ovar a «Cidade Amiga das Crianças», um projeto da UNICEF, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, iniciou um périplo pelas escolas do concelho para uma conversa próxima com os alunos. Nessa iniciativa, o presidente da autarquia apresentou a “casa que é de todos e em que todos têm voz: a Câmara Municipal de Ovar”.

Domingos Silva ouviu as propostas que os mais novos têm para o concelho e, a avaliar pelas sugestões apresentadas, é garantido que “todos os envolvidos serão cidadãos comprometidos com o seu concelho e com a sua comunidade”.

“Com esta iniciativa pretendemos aproximar as crianças do poder local, explicando-lhes, de forma simples, como funcionam os diferentes órgãos autárquicos e que trabalho desenvolvem em prol de um concelho para todos”, resume o autarca, acrescentando que, mais do que isso, a acção, através da auscultação directa das crianças, quer também promover a cidadania ativa dos mais novos. “Nesta ação desafiamos os alunos a apresentar as suas propostas, estimulando a sua participação efectiva nas políticas municipais”, adianta o presidente da Câmara Municipal.

À semelhança do que ocorreu no ano anterior, o objectivo é que as propostas dos alunos sejam analisadas e passíveis de serem concretizadas, garantindo que a perspectiva das crianças é assegurada nas políticas municipais.

Ao longo do projecto, que surge no âmbito da candidatura do Município de Ovar a «Cidade Amiga das Crianças» pela UNICEF, o presidente da Câmara irá visitar várias escolas do concelho, numa ação dirigida a alunos do 6.º ano de escolaridade.

Artigos Relacionados