Projecto de prevenção do abandono escolar divulgado em revista científica americana

‘Desafia-TE!’ na Education Policy Analysis Archives

A revista científica americana Education Policy Analysis Archives, da Universidade Estadual do Arizona, publicou recentemente um artigo científico dedicado ao projecto educativo comunitário de prevenção ‘Desafia-TE!’, implementado pela Município de Santa Maria da Feira em 2015 e operacionalizado pelo Gabinete da Juventude ao longo de quase dez anos de intervenção na comunidade.

O artigo publicado é da autoria de Norberto Ribeiro, investigador do Centro de Investigação e Intervenções Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, especialista em participação cívica e política de jovens e educação para a cidadania e educação política, juntamente com Andreia Casimiro e Liliana Freixo, técnicas do Gabinete da Juventude de Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que acompanham o projecto desde a sua génese.

O estudo “Desafia-TE! – Avaliação Externa de um Projecto Local para Combater a Exclusão Social de Jovens Estudantes” teve como principal objectivo analisar a percepção dos jovens relativamente ao impacto deste projecto educativo comunitário de prevenção, destinado a alunos dos 14 aos 18 anos, que estudam no território feirense e manifestam indicadores preocupantes de risco de exclusão social, nomeadamente desmotivação, insucesso escolar e risco de abandono escolar precoce.

Para a concretização deste estudo, a equipa procedeu à recolha de dados de natureza qualitativa e quantitativa, tais como inquéritos por questionário aos participantes, entrevistas semiestruturadas a jovens de edições anteriores e a grupos de discussão focalizada.

Os alunos que foram alvo deste estudo consideram, na sua maioria, que o ‘Desafia-TE!’ promoveu competências pessoais e relacionais “de forma muito significativa”. Revelam ter ficado “mais disponíveis para conhecer novas pessoas”, “mais conscientes do outro”, “mais preocupados com as questões da integração” e “mais despertos para vocações profissionais futuras”. Os jovens valorizaram ainda a dimensão prática das actividades dinamizadas no âmbito deste projecto, factor motivador e mobilizador que contrasta, nas palavras dos participantes, com a “rotina” e “monotonia” das experiências mais expositivas em contexto escolar.

Leia o artigo na íntegra na edição nº392 do nosso jornal.

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