Foi com elevada participação que a Câmara Municipal encerrou o conjunto de três visitas às obras do Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, acompanhadas pela apresentação do novo modelo de gestão para este equipamento municipal, um edifício cuja arquitectura tem assinatura do Mestre Fernando Távora.
Três visitas, três destinatários distintos, mas um único objectivo: auscultar e dar a conhecer a autarcas, agentes locais, operadores e comunidade em geral a intervenção de reabilitação de que o Mercado Municipal foi alvo, preservando a sua traça, identidade e tradição, e, simultaneamente, modernizando-o para o tornar atractivo para os hábitos de consumo e de fruição das comunidades de hoje.
“Temos de pensar no Mercado como um monumento”, uma referência da arquitectura portuguesa, da autoria do arquitecto Fernando Távora, referiu na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria. “Não podemos esperar mudanças na fachada desta ‘jóia arquitectónica’. vincou o autarca, explicando que as obras foram no sentido de reabilitar e preservar o edifício projectado pelo Mestre Fernando Távora e não o desvirtuar.
Com a obra em fase de conclusão, é tempo de dar “vida humana” a este emblemático espaço comercial, no coração do centro histórico e torná-lo num local de encontro e partilha de pessoas. “Estou certo de que com o envolvimento de todos, teremos um mercado vivo e dinâmico que respeita as suas raízes históricas e culturais”, referiu ainda Amadeu Albergaria.
Leia o artigo na íntegra na edição nº387 do nosso jornal.