Semana Europeia do Desporto com diversas iniciativas em Espinho

A cidade de Espinho associou-se à Semana Europeia do Desporto que se realizou de 23 a 30 de Setembro. Em articulação com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Município de Espinho realizou vários eventos de forma a promover o desporto e um estilo de vida saudável entre a população.

As comemorações na cidade arrancaram no dia 23 de Setembro com uma aula de Zumba 360.º, com três palcos e três professores, na Praça Dr. José Salvador, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. No dia 24 de Setembro o município promoveu a iniciativa “Eu sou um sénior activo!”, dedicada à população sénior do concelho, com o objectivo de promover um estilo de vida saudável e ativo. Durante a manhã, os Séniores fizeram uma aula de hidroginástica, na Piscina Municipal de Espinho. A tarde, na Nave Polivalente de Espinho, foi dedicada ao corpo e à mente, com a participação das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho de Espinho, que realizaram várias actividades, entre as quais, uma aula de ginástica sénior, walking football, Boccia sénior e jogos tradicionais e de tabuleiro.

No dia 26, também na Nave Polivalente de Espinho realizou-se uma actividade de Escalada Adaptada visando promover a inclusão e o desporto para todos. A Escalada Adaptada é uma variante da escalada tradicional sendo especialmente concebida para grupos com diferentes tipos de deficiência. Numa parede artificial de escalada os participantes puderam experienciar esta dinâmica, testar e superar os seus limites. A acompanhar a actividade esteve o Núcleo de Montanha de Espinho que ajudaram os participantes, os clientes da CERCI (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados). O vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, Luís Canelas, marcou presença e atestou que “esta atividade demonstra que o desporto pode e deve ser acessível a todos, independentemente das suas capacidades físicas”. No dia 27, a actividade promovida e realizada foi “Orientação Adaptada”, que consiste numa variante inclusiva do desporto de orientação tradicional, orientada para grupos com necessidades especificas e pessoas com diferentes tipos de deficiência. A dinâmica começou na Praça Dr. José Salvador e estendeu-se por algumas ruas da cidade. Através de um mapa adaptado e com instruções claras os participantes percorreram as ruas da cidade à procura de vários desafios que foram colocados estrategicamente em vários pontos.

Leia o artigo na íntegra na edição nº390 do nosso jornal.

Artigos Relacionados