Túnel da Cruz: Câmara da Feira prepara novo concurso para avançar com requalificação da zona

Desafios no percurso deixou concurso deserto

A requalificação da zona da Cruz, que inclui a construção do Túnel da Cruz, continua a gerar debates acesos no município de Santa Maria da Feira. O vereador do Partido Socialista (PS), Márcio Correia, acusou o atual executivo da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira não conseguir avançar com o projeto, após o concurso público para a sua elaboração ter ficado deserto. Por sua vez, o presidente da Autarquia, Amadeu Albergaria, defendeu a legalidade do processo e assegurou que “a obra está longe de ser abandonada, apesar do contratempo”.

 

Márcio Correia critica a falta de capacidade do executivo PSD

Em nota de imprensa divulgada na terça-feira, 13 de fevereiro, Márcio Correia, vereador socialista e candidato à presidência da Câmara da Feira, expressou a sua surpresa e desagrado com o facto do concurso público para a Requalificação Urbana da Zona da Cruz não ter recebido propostas. “Este é um projeto de extrema importância para a mobilidade e segurança rodoviária na cidade e no concelho. A sua não concretização, após anos de promessas, é reflexo da falta de capacidade e de gestão do atual executivo”, afirmou.

Márcio Correia destacou ainda que a zona da Cruz, localizada na EN223, sofre com graves congestionamentos que dificultam o acesso à cidade e às zonas industriais e residenciais. “É inaceitável que, mesmo com o estudo prévio aprovado e apoio do Governo, esta obra continue a ser adiada. Este executivo do PSD já falhou no passado e continua a falhar agora, o processo foi seguramente mal instruído e calculado”, frisou o socialista, sublinhando que Amadeu Albergaria “não consegue fazer mais nada do que dar passos em falso”.

 

Compromisso com os feirenses: Pedido de reunião com o Ministro das Infraestruturas

O vereador do PS, anunciou que irá pedir uma reunião urgente com o Ministro das Infraestruturas para tentar pressionar o Governo a tomar medidas para avançar com a obra. “Se o Partido Socialista estivesse à frente da Câmara, a requalificação da Zona da Cruz já estaria a ser executada ou concluída”, apontou o vereador, afirmando a falta de ação e de resultados concretos por parte do PSD, comprometendo-se a trabalhar para a concretização da obra e a pressionar as autoridades para acelerar o processo.

 

Amadeu Albergaria respondeu: Procedimentos legais em curso

Em resposta às acusações de Márcio Correia, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, defendeu que o processo de requalificação está a ser conduzido dentro dos parâmetros legais. “A proposta que foi submetida à reunião de Câmara de 10 de fevereiro é um procedimento legal, que ocorre sempre que um concurso público fica deserto. Este é um problema com que as autarquias de todo o país e o Governo têm vindo a lidar”, explicou Albergaria.

O presidente revelou ainda que, apesar do contratempo, a Câmara Municipal está a trabalhar para resolver a situação, com a abertura de um novo concurso público prevista dentro de dois meses. “O que aconteceu foi um contratempo, não uma falha. O concurso inicial não recebeu propostas, e por isso estamos a preparar um novo procedimento, com ajustes no valor base. Em breve, o processo seguirá o seu curso normal”, afirmou Albergaria.

 

Chefe do executivo reagiu à troca de acusações: Faltas e críticas políticas

Amadeu Albergaria aproveitou ainda para criticar o vereador Márcio Correia por não ter comparecido à reunião de Câmara onde a proposta de revogação do concurso foi discutida e aprovada por unanimidade. “É constrangedor ser necessário explicar procedimentos legais referentes à execução da Requalificação Urbana da Zona da Cruz ao vereador Márcio Correia, sendo também candidato à presidência. A realidade é que faltou à última reunião de Câmara”, afirmou o presidente, destacando que os quatro vereadores do PS presentes na reunião votaram favoravelmente à proposta.

Mais acrescentou que a pública tomada de posição de Márcio Correia “demonstra desconhecimento dos assuntos por parte de alguém, que sendo vereador, não me parece aceitável. Demonstra também má consciência.”

O presidente também lembrou que, durante os oito anos de governação socialista, nada foi feito para avançar com o Túnel da Cruz. “O que é que o PS fez pelo Túnel da Cruz enquanto estava no Governo e liderou os destinos do país? Nada.”, afirmou Amadeu Albergaria.

 

A promessa da concretização do Túnel da Cruz

O presidente da Câmara reafirmou o compromisso da Autarquia com a execução do Túnel da Cruz. “Esta obra é uma prioridade para o município. O projeto será concretizado com o apoio do Governo, e estamos a dar passos firmes para a sua realização. A obra será uma realidade, e em breve teremos um novo concurso público lançado”, concluiu Albergaria.

Artigos Relacionados