A Assembleia de Freguesia de Lourosa realizou-se no passado dia 26 de Setembro, quinta-feira, no Auditório da Junta.
No primeiro ponto da sessão ordinária, assuntos de interesse para a freguesia, Fábio Silva (PS), questionou o executivo acerca do ponto de situação das águas pluviais na Avenida de Lourosa, “onde existe um prédio que poderá vir a ter riscos de danos”.
Armando Teixeira, presidente da junta de freguesia de Lourosa, assumiu que facto é um problema que já leva alguns anos e os proprietários dos prédios sofrem com isso. “Houve concurso e ficou deserto, mas já abriu outro, e acredito que nos próximos meses a obra irá avançar”, revelou.
Joaquim Freitas (PS), interveio para agradecer ao executivo por ter atendido ao seu pedido para fazer a limpeza do bairro social. De seguida, o deputado socialista questionou acerca do horário dos feirantes, pois “assistiu a uma situação de desacatos devido ao sinal de proibição existente na zona estar desviado, e as pessoas continuarem a lá passar”. Por último levantou a questão acerca do saneamento na Rua da Tapadinha. “Para quando está previsto?”, disse.
O autarca social-democrata agradeceu as palavras, mas não deixou de relembrar que “os munícipes muitas vezes não dão o exemplo cortando e vedando os seus jardins”. Armando Teixeira, acrescentou que há falta de mão de obra. “Não se consegue arranjar equipas de jardinagem e de limpeza, mas acredito que as coisas vão alterar e melhorar”.
Em relação à feira semanal, “no próximo ano irá haver uma restruturação”, afirmou o presidente da Junta, referindo que “o pedido já foi feito à Câmara, e já foi anunciado que iria ser uma das obras a serem realizadas”. Armando Teixeira explicou, que o horário é das 06h às 08h para montagem das tendas, e das 08h às 15h o período da feira. Quanto aos desacatos, o autarca lourosense “estranhou não ter conhecimento do sucedido”.
Em relação ao saneamento da Rua da Tapadinha, “já está adjudicado”. “Trata-se de um contrato de várias freguesias, com várias intervenções de saneamento. A obra está aprovada, é uma questão de dias”, esclareceu.
Na intervenção de Roberto Oliveira (PSD), foi questionado qual o ponto de situação do alargamento e repavimentação de estradas na freguesia, e qual o balanço que o executivo faz do festival da juventude.
Armando Teixeira sublinhou que “a 10ª. fase ainda não está completa”. “Houve algumas rectificações na Rua Nova de Souto porque o piso não estava em condições e, recentemente, foi intervencionada”, disse, indicando também que a Rua dos Malmequeres, “já foi intervencionada, mas terá uma nova intervenção”. “É uma pequena parte que terá de ser repavimentada, mas será em breve”, sustentou.
Leia o artigo na íntegra na edição nº389 do nosso jornal.