Vereadores do PSD votam contra a proposta de atribuição dos “Prémios de Desporto do Município de Espinho” deste ano.
Na passada segunda-feira, dia 18 de Novembro realizou-se a Reunião de Câmara pública nos Passos do Concelho. O ponto relativo aos “Prémios de Desporto do Município de Espinho” gerou discussão entre os vereadores da oposição e a presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, pelo facto, de não votar por “se declarar impedida”. Na votação foi substituída pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Canelas.
Os primeiros pontos da ordem de trabalhos da Reunião de Câmara, nomeadamente, ractificação da decisão da presidente da Câmara Municipal de Espinho que aceitou a proposta de doação de material para apoio à execução do projecto ‘Tricotar Aros’ feita por ‘Beatriz e Filhos – Tecidos e Decorações, Lda; pedido de alteração provisória ao ordenamento de trânsito na Rua da Igreja em Silvalde no dia 1/11/2024, a propósito do feriado de dia de Todos os Santos. – Ractificação; pedido de alteração provisória ao ordenamento de trânsito na Rua 14, no dia 6/11/2024. – Ractificação; pedido de alteração provisória ao ordenamento de trânsito na Rua para Realização das festas em honra de São Martinho, no período de 11 a 17/11/2024. – Ractificação; pedido de alteração provisória ao ordenamento de trânsito na Rua 11 n. º632, entre a rua 22 e a Avenida 24 no dia 12/11/2024. – Ractificação; e o pedido de alteração provisória ao ordenamento de trânsito – Execução de Ramais domiciliários Gás Natural – Rua 6 n.º 804, entre a rua 25 e a rua 27, no dia 12/11/2024. – Ractificação, foram aprovados com votos a favor do Partido Socialista e abstenção dos vereadores do Partido Social Democrata. Seguiu-se a proposta de doações de livros á Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva aprovada por unanimidade da câmara.
O ponto nove da ordem de trabalhos relativo à proposta de atribuição dos “Prémios de Desporto do Município de Espinho” na edição 2024 foi aprovado com o voto de qualidade do vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, Luís Canelas, após a edil Maria Manuel Cruz ter recusado votar “declarando-se impedida” por alegado conflito de interesses. A situação foi contestada pelo vereador social democrata, João Passos, que disse não fazer sentido a reunião ser presidida por dois presidentes. Maria Manuel Cruz justificou que no caso em concreto podia fazê-lo, no entanto, a reunião continuou com uma acesa discussão entre a vereadora do PSD, Lurdes Ganicho e a edil. A social democrata pediu à presidente do executivo “moderação no tom de voz” desencadeando acusações mútuas.
A deliberação sobre a autorização do pedido do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira para realização de visita de estudo dos alunos do 7.º ano ao Planetário de Espinho, a votação foi aprovada por unanimidade.
O pedido de alteração provisória ao ordenamento de trânsito na Rua 8 com a Rua 31, no período de 2 a 6/12/2024; o pedido de alteração provisória ao ordenamento de trânsito na Rua 1, entre a Rua 16 e a Rua 66, no período de 18 a 28/11/2024; o pedido de alteração provisória ao ordenamento de trânsito na Rua Caminho de Ferro /junto ao n.º polícia 668) em Paramos para execução de infraestrutura eléctrica, no período de 18 a 21/11/2024 e o indemnização apresentado por Maria Olinda Gomes Oliveira, por sinistro ocorrido na via pública com a viatura 16-SA-38, obtiveram os votos a favor do Partido Socialista e de abstenção do PSD.
Leia o artigo na íntegra na edição nº397 do nosso jornal.