Teve lugar no dia 10 de Março de 2025, pelas 10h na Junta de Freguesia de Válega, uma sessão de atendimento destinada à identificação de propriedades e respectivos proprietários potencialmente afectados pelo traçado da futura linha de alta velocidade (TGV) no concelho.
Esta iniciativa, promovida pela entidade contratada para a identificação dos terrenos, visou esclarecer os interessados sobre a situação cadastral das suas propriedades e garantir que todos os proprietários são devidamente identificados e informados face aos procedimentos.
Tendo em conta a importância da regularização e registo dos terrenos, o Município de Ovar disponibilizará um técnico do Balcão Único do Prédio (BUPI) para prestar apoio aos munícipes, assegurando um atendimento mais eficiente e facilitando a actualização do cadastro predial. O Município de Ovar esteve representado nesta sessão pelo vereador António Bebiano, reforçando o compromisso em acompanhar de perto este processo e prestar todo o apoio necessário aos proprietários.
Recorde-se que a nova Linha de Alta Velocidade entre as Estações de Porto-Campanhã e Lisboa-Oriente terá uma extensão de aproximadamente 290 km e passará por 31 Municípios, entre os quais Ovar.