Plano de Renovação da Rede de Abastecimento de Água não contempla a Rua 19 e a Estrada N109

Novas Áreas de Reabilitação Urbana

Na segunda reunião da 1.ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal foi a deliberar a proposta de seis Áreas de Reabilitação Urbana (ARU’s), nomeadamente, da foz de Silvalde, da cidade de Espinho, dos núcleos envolventes à da Igreja Paroquial de Santo Estevão e Nossa Senhora da Guia, à Capela de Nossa Senhora dos Altos Céus, à Igreja Matriz de Silvalde e à Igreja Paroquial de Paramos. A votação a proposta foi aprovada com 14 votos a favor, dois contra (Bloco de Esquerda e CDU) e abstenção do PSD.

 

Resíduos Sólidos Urbanos 2030

A proposta de Plano de Acção do Município de Espinho do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2030 apresentada pela presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, assenta em três eixos: a prevenção, gestão de resíduos e operacionalização. O investimento total previsto é de cerca de sete milhões de euros.

A votação a proposta foi aprovada com 12 votos a favor, um contra, da CDU e 12 abstenções, do PSD, presidentes da Junta de Anta e Guetim e Espinho, Nuno Almeida e Vasco Ribeiro, respectivamente.

 

Renovação da Rede de Abastecimento Público de Água do Concelho

O ponto cinco da ordem de trabalhos relativo ao Plano Estratégico de Renovação da Rede do Sistema Municipal de Abastecimento Público de Água do Concelho de Espinho, contou com a presença de um técnico da Câmara Municipal para prestar esclarecimentos, nomeadamente, sobre o histórico de reabilitação de condutas e a percentagem anual. Segundo a edil, Maria Manuel Cruz o Plano da Renovação da Rede visa substituir integralmente o fibrocimento; priorizar as roturas activas com reparação provisórias em locais de maior incidência de roturas nos últimos três anos; a melhoria das redes procurando maior resiliência e o fecho de zonas já reabilitadas. O investimento na rede de água previsto para este ano é de dois milhões de euros e para 2026 de 1.800 milhões de euros. Até 2031 prevê-se um investimento total de cerca de 12 milhões. Os presidentes da Junta de Freguesia de Espinho e Silvalde, Vasco Ribeiro e José Teixeira, respectivamente, questionaram o executivo porque é que a Rua 19 e a Estrada Nacional 109 não estavam contempladas no plano. Relativamente à Rua 19, a chefe do executivo disse que terá que ser intervencionada, mas não apontou datas e referiu que não há registo de roturas há mais de um ano. Quanto à Estrada Nacional 109 reconheceu que “em toda a sua extensão está má”, mas que na zona de Silvalde” está uma desgraça” e que aquela estrada necessita de “uma intervenção profunda”. Contudo,  “não há dinheiro para tudo”, disse.  Deu nota ainda de que vão ser feitos reparos.

A votação foi aprovado com 15 votos a favor e 10 abstenções (CDU e PSD).

Artigos Relacionados