Reunião de Câmara: Oposição questionou Bandeira Azul, PRR e Saneamento à Câmara de Santa Maria da Feira

O Partido Socialista levou à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira preocupações sobre a perda da bandeira azul na praia da Mamoa, atrasos nos projetos de habitação social no âmbito do PRR e a demora no saneamento da Rua da Tapadinha em Lourosa. O executivo respondeu sobre ações em curso e planeadas.

 

Praia da Mamoa perde Bandeira Azul em 2025

A Praia da Mamoa, Milheirós de Poiares, não integrará a lista de zonas balneárias com Bandeira Azul em 2025 devido a episódios de qualidade de água comprometida em 2024, mas mantém classificação “boa” para banhos.

No período antes da ordem do dia, na última reunião de Câmara, o vereador do PS, Sérgio Cirino, questionou a ausência da Bandeira Azul na Praia da Mamoa, referindo a falta do habitual outdoor que a promove. O vereador do Ambiente, Mário Jorge, explicou que houve dois episódios em julho e agosto de 2024, após fortes precipitações e um corte raso de árvores, que comprometeram a qualidade da água no momento das amostragens da Agência Portuguesa do Ambiente. Apesar de análises posteriores indicarem recuperação, os valores médios não atingiram o nível “excelente” exigido para a Bandeira Azul. Uma declaração conjunta da Câmara, Agência Portuguesa do Ambiente e Associação Bandeira Azul reafirma a qualidade “boa” da água e a manutenção de condições de vigilância, limpeza e sensibilização ambiental na praia para 2025.

Atrasos no PRR para Habitação Social

O PS alertou para os atrasos nos projetos de habitação social no âmbito do PRR em Santa Maria da Feira, enquanto o executivo destacou um investimento de 7,6 milhões de euros para 77 habitações.

Sérgio Cirino, abordou os avanços no âmbito do Primeiro Direito e do PRR, comparando com outros municípios, como a Maia, que já estão a concluir projetos. Apontou que Santa Maria da Feira “enfrenta dificuldades em avançar rapidamente, perdendo oportunidades”. O vereador da Ação Social, Vítor Marques, reconheceu que os fundos do PRR foram lançados de forma tardia e que a conjuntura, com concursos desertos e falta de mão de obra, limita o progresso. Informou também que o município planeia investir 7,63 milhões de euros para 77 habitações sociais, com projetos em elaboração e possibilidade de recorrer a outros programas de financiamento, com taxas entre 60% e 85%, caso o PRR não cubra totalmente os custos.

 

Rua da Tapadinha em Lourosa aguarda saneamento básico

A Rua da Tapadinha, em Lourosa, continua sem saneamento básico, mas a intervenção está prevista numa empreitada em curso, informou o executivo após questionamento do PS.

O vereador do PS, Délio Carquejo, revisitou a situação da Rua da Tapadinha, em Lourosa, que há anos aguarda saneamento básico. Ressaltou a disposição dos moradores em contribuir para acessos à via principal. O vereador, Mário Jorge, esclareceu que a rua integra um concurso público em andamento, atrasado devido a dificuldades técnicas em outra zona da empreitada, onde foi necessária uma máquina mais robusta para quebrar rocha. A obra deverá estar concluída em duas semanas, seguindo para um troço em Santa Maria de Lamas e, posteriormente, para a Rua da Tapadinha, a última da empreitada.

Artigos Relacionados