Tiro desportivo em Milheirós de Poiares

Com quatro décadas de atividade, o Clube de Caçadores e Pescadores de Milheirós de Poiares tem o único campo de tiro no concelho de Santa Maria da Feira e o Jornal N foi conhecer melhor a sua atividade.

O leitor tem ideia do diâmetro dos pratos de argila utilizados na modalidade de tiro ao prato? Nas provas profissionais ao mais alto nível, os pratos lançados por máquinas em múltiplas direções, num campo aberto com mais de 50 metros (podendo ir até 75), têm apenas 11 centímetros de diâmetro. Nessas competições, em rodadas com 200 lançamentos de pratos, é considerada uma boa prova toda aquela em que o atirador acertar em 190 ou mais desses 200 pratos, nas condições atrás referidas, fora as traições da luz solar e do vento que alteram a trajetória.
Foi este nível altíssimo de precisão com que nos deparamos aquando da conversa com o Clube de Caçadores e Pescadores de Milheirós de Poiares, no campo de tiro da freguesia, o único no concelho de Santa Maria da Feira. Presidido por Casimiro Loureiro e com a vice-presidência de Alcides Oliveira, o clube tem 40 anos de atividade, 12 dos quais sediados neste campo, um dos maiores da região, que atrai “pessoas de Porto, Matosinhos, Leiria, Viseu, Coimbra”, entre outras localidades da região Norte e Centro, explica-nos Alcides Oliveira. Neste momento, o clube conta com cerca de 700 sócios, além de 300 atletas federados, que percorrem a região, o país e o mundo nas diferentes categorias do tiro desportivo e tiro ao prato.
Naturalmente, tratando-se de um desporto envolvendo armas de fogo, é necessário realizar previamente exames teóricos e práticos para obter licença: o campo de tiro de Milheirós de Poiares garante as condições para esses testes. Em caso de aprovação, o atirador passa a possuir um cartão de atirador de classe E. E, naturalmente também, a Federação Portuguesa de Tiro realiza ciclicamente provas para renovar o dito cartão.

Joaquim Peres Campos é atirador do clube e atualmente vice-campeão europeu por equipas em fosso universal, no escalão Masters (mais de 70 anos), e campeão mundial, também por equipas no mesmo escalão etário – ambas as provas realizadas este ano.

Leia a reportagem completa na edição em pepel do Jornal N.

Artigos Relacionados